A Prefeitura de Fortaleza busca sempre inovar para tornar a gestão pública mais eficiente. Com criatividade e soluções de baixo custo, pode-se alcançar resultados significativos. Nessa perspectiva, a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão implantou o Frota Compartilhada.

A ação impulsiona o compartilhamento de carros entre órgãos, otimizando o uso da frota. São menos veículos circulando, menos engarrafamento, menos emissão de CO2 e menos gasto com combustível. O objetivo é ocupar todas as vagas de cada carro utilizado para o deslocamento de servidores, inclusive de diferentes órgãos.

O projeto piloto com cinco órgãos, lançado em junho de 2017, alcançou o índice de 16% de viagens compartilhadas. A partir do monitoramento do projeto piloto, a SEPOG ajustou o Sistema de Frotas Corporativo (SFC) e reforça o desafio de promover mais viagens compartilhadas nos órgãos da Prefeitura.

O sistema melhorou a parametrização dos critérios para as chamadas caronas amigas, como o número máximo de passageiros e a abertura de um campo para justificativa do servidor quando não é possível compartilhar aquela viagem.

“São ações de baixo custo e alto impacto, que repercutem tanto na economia financeira quanto na melhoria da rotina do servidor”, resume o secretário Philipe Nottingham.

Como funciona?
O Sistema de Frotas Corporativo permite que todos os chefes de transporte visualizem os pedidos de viagem programados. Cruzando trajetos e horários, é possível compartilhar carros. A combinação pode ser entre viagens solicitadas pelo mesmo órgão e até por servidores de órgãos diferentes.

Para ampliar o número de viagens compartilhadas, os servidores precisam solicitar os deslocamentos com o máximo de antecedência, colaborando efetivamente com a consolidação de um modelo de poder público responsável e inovador.

Clique aqui e veja o material de divulgação