Imprimir

Metodologia inédita melhora qualidade dos instrumentos de planejamento e monitoramento. Entregas foram oficialmente feitas em evento promovido pela Sepog

Com um evento no auditório do Paço Municipal, a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão marcou a conclusão do Ciclo 2025 do "Planejamento Integrado”. Indo além do chamado “Ciclo de Planejamento”, estabelecido pela Constituição Federal, a metodologia inovadora, criada pela Sepog, permitiu elaborar instrumentos de planejamento com um padrão de qualidade e conexão muito mais eficiente entre estratégia e operacional.

Novas etapas foram inseridas no ciclo, começando pelo workshop de alinhamento estratégico que reuniu todo o secretariado, ainda em março, para validar os projetos prioritários identificados no Plano de Governo. Esse portfólio de projetos compôs o material trabalhado por cada setorial em seu Planejamento Estratégico, em 35 oficinas facilitadas pela Sepog, envolvendo mais de 700 servidores, entre abril e julho.  

“Administração Pública não se faz sem um bom planejamento e principalmente, sem diálogo, sem conversa entre a diversidade que compõe a Cidade. Por isso escutamos a população e também todos os órgãos da Prefeitura, envolvendo as equipes em todo o processo”, destacou a secretária da Sepog, Carolina Monteiro, na abertura do encontro, que aconteceu na sexta-feira (14/11).

Para ouvir a população, o Instituto de Planejamento, Pesquisa de Fortaleza (Ippaln) promoveu 39 Fóruns Territoriais, ao longo de abril. O resultado dessa escuta, entrou na esteira de elaboração dos instrumentos de planejamento: o Plano Plurianual (PPA), o Plano de Contratações Anual (PCA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Todas essas entregas compõem o chamado Documento de Encerramento, entregue a cada órgão durante o evento.

A programação também contou com uma palestra do secretário do planejamento e gestão do Governo do Estado, Alexandre Cialdini, que destacou o papel da Sepog na produção de políticas públicas. “Confiem nesse trabalho do Planejamento Integrado. O que vocês estão recebendo hoje é fundamental para a execução com qualidade e para que o gestor possa acompanhar a entrega daquilo que ele se comprometeu”, reforçou.

A tarde terminou com a apresentação de novas ferramentas de acompanhamento e monitoramento do planejamento municipal com o uso de dasboards alimentados em tempo real por sistemas integrados. Para a secretária executiva do planejamento, orçamento e gestão, Patrícia Campos, os painéis são fundamentais para os próximos ciclos do Planejamento Integrado. “Já trabalhamos com diversos sistemas de monitoramento como Mappfor, Siopfor, Siaplan, mas o que trazemos hoje é a visão que interessa ao gestor. Temos muitos dados sendo produzidos, mas a saída, a compilação e acesso a esses dados precisava melhorar”, afirmou.