Um espaço diferente, mesas redondas compartilhadas, música para começar, material cuidadosamente preparado. O seminário que abriu a programação do Programa de Capacitação da Rede de Planejamento, no dia 2 de julho, na sala de pós-graduação da Unifor, mostra o aperfeiçoamento constante e o investimento cada vez maior e mais qualitativo na formação dos servidores do Município.

Parte do Plano de Desenvolvimento e Capacitação dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (PDC), desenvolvido pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Programa de Capacitação da Rede de Planejamento tem como foco o treinamento de quem atua nas áreas de planejamento, orçamento e financeiro (Asplans, Coafis, Coplans). No evento de abertura, 110 servidores estavam presentes.

“Temos que investir nas pessoas para dar sustentabilidade a cultura do planejamento no Município. Não é só elaborar PPA (Plano Plurianual), orçamentos e Mensagem (à Câmara Municipal). Como processo, o planejamento é principalmente, estar focado nos resultados daquilo que planejamos”, reforçou a coordenadora de planejamento, orçamento e monitoramento da Sepog, Paíta Façanha, também coordenadora da Rede de Planejamento. Com a Sepog acompanhando a execução como um todo e as setoriais focando o desenvolvimento de cada projeto seu.

O escopo de conhecimentos necessários para quem trabalha com planejamento, orçamento e monitoramento vai de noções de estatística, a conceitos de território, passando por habilidades financeiras e por uma visão estratégica e geral do governo. “Esse é um momento de reflexão até para captar o que, dentro de tudo isso, temos mais demanda para trabalhar no momento”, afirmou a socióloga Tânia Zapata, responsável pelo seminário de abertura do Programa de Capacitação da Rede de Planejamento ao lado de Silvana Parente, ambas do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH).

As próximas capacitações estão agendadas para 17 e 18 de julho. No dia 17, de 8h às 14h, Silvana Parente e Valério Turnes conduzem o curso “Instrumentos de Planejamento Municipal: Avanços e Desafios”. À tarde, de 15h às 17h, haverá um “Seminários Temático: Governança Institucional - Entendendo o funcionamento da gestão”, com o secretário municipal das finanças, Jurandir Gurgel. No dia seguinte, de 8h às 17h, Silvana Parente e Ricardo Cerqueira, facilitam o “Curso Enfoque Territorial no Planejamento e Gestão das Políticas Públicas”.

“Viemos para aprimorar nossa gestão de planejamento nessa reta final, priorizar e intensificar mais parcerias, colocar em prática a interdisciplinaridade. Estamos cheias de expectativa”, disse Cefisa Aguiar, da Coordenadoria de Planejamento da Secretaria da Educação.